domingo, 17 de junho de 2012

Arte Abstrata

A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação imediata entre suas formas e cores. Uma tela abstrata não representa nada da realidade que nos cerca, nem narra figurativamente alguma cena histórica, literária, religiosa ou mitológica. Abstrato vem do latim abstraho (se separar de). Uma pintura abstrata liberta-se da representação da realidade visível (paisagens, cenas, flores, personagens).Existem basicamente duas classificações para arte abstrata: Abstracionismo Geométrico - formados por figuras geométricas e linhas - e o Abstracionismo Lírico ou Expressionismo Abstrato- composto por manchas. O geométrico pertence à primeira vanguarda - arte moderna - e o lírico ocorreu na chamada segunda vanguarda, após a Segunda Guerra Mundial, pertencendo à arte contemporânea









Wassily Kandinsky - Василий Кандинский - (1866-1944) foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa.


Sua primeira vontade foi ser músico. Entretanto, formou-se em direito e economia política na Universidade de Moscou. Aos 30 anos, encantado com um quadro de Monet abandonou a carreira jurídica. Em 1900, em Munique, formou-se pela Academia Real.


O quadro, "O Cavaleiro Azul" , o cavaleiro é um personagem dos contos de fada com o qual Kandinsky teve contato em sua infância, representa o virtuoso combate do bem e do mal, simbolizando luta e renovação. Esta é uma imagem reincidente da fase figurativa do artista.Em 1912, publicou o almanaque "Der Blaue Reiter" (O Cavaleiro Azul), nome do quadro, para o primeiro grupo expressionista cuja vertente é mais lírica do que dramática, em relação ao grupo expressionista Die Brücke.


Os estudiosos de Arte comumente consideram o pintor russo Wassily Kandinsky o iniciador da moderna pintura abstrata.Em seu livro Do espiritual na arte, Wassily Kandinsky reforça aos seus conterrâneos o rumo da arte não-figurativa sugerindo a ”necessidade espiritual” como doutrina.
Todo artista, como criador, tem algo em si que exige expressão...
Todo artista, como filho de seu tempo, é impelido a expressar o espírito desse tempo...
Todo artista, como um servidor da arte, deve ajudar a causa da arte... Do ponto de vista da necessidade espiritual, nenhuma limitação [de forma] pode ser imposta.
O artista pode utilizar qualquer forma que sua expressão determine; seu impulso interior deve encontrar uma forma externa apropriada.

A cor vívida e sem forma e a quase-figuração estranha e linear de Improvisation XlX de Wassily Kandinsky, é algo muito diferente da simplicidade hierática e do drama quase geométrico da pintura suprematista.
Aqui, somos apresentados a uma riqueza cromática e tonal: um arco grosseiro de cores escarlate, amarelo, laranja, carmesim, verde e branco, dissolvendo-se, à direita e para baixo, numa mistura de violetas, púrpuras e azuis vibrantes, do pálido ao escuro. Grande parte dessa passagem inferior-central é tão rápida e tão levemente rabiscada pelo pincel que a luz branca da tela pode ser vista.
A cor nessa pintura é a do espectro, como se, por mágica, o arco-íris tivesse sido espalhado para ocupar momentaneamente o retângulo, um momento fugidio de luz e energia, um caos atmosférico.
Seu título parece sugerir que a obra foi feita de luz e energia, um caos atmosférico, que a obra foi feita em reação a um impulso interno, tal como um pianista talentoso poderia espontâneamente compor uma peça musical com um humor particular no tom apropriado.
"Em termos gerais" escreveu Kandinsky,"a cor é uma força que influencia diretamente a alma. A cor é o teclado, os olhos são os martelos, a alma é o piano com suas muitas cordas. O artista é a mão que toca".

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